top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunie

Conflito em Israel é tema de último Simpósio Acadêmico da Comunie em 2023

Atualizado: 3 de dez. de 2023



Em seu VII Simpósio Acadêmico, a Comunhão Universitária Evangélica (Comunie) abordou o tema “Esquerda Mundial, terrorismo e conflito no Oriente Médio”. Realizado na última sexta-feira (01), na Capela Moriá, em Fortaleza, o debate contou com a participação dos Doutores Glauco Filho e Rui Martinho na elucidação do tema.


No primeiro momento, o Professor Glauco explanou o pertinente papel da mídia diante da construção da narrativa de hostilidade do conflito. Além disso, contextualizou também a formação da esquerda mundial, destacando que em tempos passados não existiam pautas identitárias, enquanto hoje estão cada vez mais presentes no movimento, baseando-se na lógica de opressor e oprimido - tendenciosamente aplicada na interpretação do conflito entre Israel e Palestina.


Em sua fala, o Diretor da Comunie sintetizou todo o cenário atual, destacando o papel do cristão em meio ao conflito:


No capítulo 31 do livro de Jeremias, nos deparamos com firmes promessas de Deus para Israel. Sabemos, pela fidelidade do Senhor, que a nação irá prevalecer e o que cabe a nós é orar por Jerusalém”, pontuou Glauco.


Com a oportunidade, o professor Rui Martinho, historiador e pesquisador do tema que tem dado entrevistas e palestras a respeito, discorreu sobre a falsa simetria (tentativa de igualar lados opostos) estabelecida entre Israel e Hamas, citando como exemplo o fato de a nação israelense estar economicamente fragilizada há dois meses sem sua principal receita que advém do turismo.


Quanto ao atual contexto de conflito, o professor frisou aos ouvintes a seriedade do cenário formado:


“Há uma guerra mundial acontecendo. Mais do que apenas assistindo, estamos vivendo a guerra e sentindo seus efeitos, sendo necessário refletir sobre eles. Um dos pontos são as falácias propagadas. Nenhuma guerra é composta apenas por mísseis e tiros; existe uma guerra de propagandas e ideias, da qual precisamos compreender as estratégias desses grupos”, pontuou o historiador.

Complementando, Rui Martinho ainda discorreu sobre a incoerência de movimentos identitários que apoiam o Hamas, enquanto este é contrário aos ideais dos mesmos movimentos.


Encerrando as atividades do movimento para o ano de 2023, o evento, marcado pela participação ativa do público, contou com a participação de universitários, professores e demais interessados na proposta abordada pelo Simpósio Acadêmico.




Posteriormente, as palestras do VII Simpósio serão disponibilizadas no canal da Comunie no Youtube. Inscreva-se clicando aqui e ative o sininho para ser notificado quando o vídeo for lançado.


74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page