Evento teve apoio da Faculdade Maciço de Baturité e da Casa da Bíblia
Organizando uma programação itinerante pela primeira vez, a Comunhão Universitária Evangélica promoveu seu VI Simpósio Acadêmico durante os dias 09 e 10 de junho, na cidade de Baturité. Intitulado Os Firmes Fundamentos e as Ideologias Contemporâneas, o evento foi realizado no auditório da Faculdade do Maciço de Baturité (FMB) e contemplou diferentes subtemas com palestrantes de fora do Ceará.
A abertura do evento contou com a mediação de Roque Albuquerque, Reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), além de momento de boas-vindas com Edilson Castro, Diretor da FMB, e da apresentação sobre a missão da Comunie por seu Diretor, Glauco Barreira. A palestra principal da noite de sexta (09) ficou a cargo de Tassos Lycurgo, Professor da Academia Comunie vindo do Rio Grande do Norte para prelecionar sobre Apologética Cultural e as Ideologias Comunistas. Segundo Lycurgo, “todo cristão deve ser um apologeta e saber responder sobre a razão da sua fé”.
No sábado, sob mediação do Dr. David Carneiro, a segunda mesa de discussão iniciou tratando sobre Família, Nação e Igreja diante das ideologias de desconstrução. Glauco Barreira, preletor do tema, apontou para a força identitária da família e da nova identidade do homem criada a partir de Cristo frente às desconstruções das instituições basilares da sociedade. Semelhantemente, o segundo tema tratou sobre a ficção do relativismo moral, no qual o Prof. Dr. Tassos Lycurgo destacou a existência de uma moralidade padrão para o homem.
Já a terceira mesa, mediada pela Profa. Dra. Débora Leite, promoveu uma reflexão sobre as irreconciliáveis fronteiras existentes entre a Igreja e a Idolatria do Estado, sob explanação do Prof. Me. Thiago Holanda, que trouxe um comparativo entre os tempos atuais e o cenário vivido pela Rainha Ester, na Bíblia. Por fim, o ciclo de palestras encerrou com a ministração do Prof. Carlos Rebouças sobre como os aspectos ideológicos têm gerado uma indução comportamental nas desorientações de gênero, apontando para a complexidade dos movimentos atuais que confrontam os fundamentos originais da criação divina.
Além das palestras, o encontro também contou com um stand de materiais e apresentação do Centro de Apoio Missional e Pastoral (Camp Brasil) com foco no ministério de discipulado de crianças em pequenos grupos.
Experiências
Como participante do Simpósio pela primeira vez, Brennise Rodrigues, Advogada recém-egressa da universidade, relata que sua experiência foi além do aprendizado teórico:
“Foi um evento excepcional onde pude aprender mais sobre a questão jurídica, a moral cristã e as ideologias, fortalecendo argumentos com o aprendizado obtido com tantos professores. Além disso, um ponto marcante para mim foi a oportunidade que o Simpósio traz de fazer novas amizades e fortalecer vínculos. Acredito que isso também faz parte do processo de adquirir conhecimento, pois olhar no olho e argumentar nos ajuda a fortalecer princípios e valores, além de ser onde podem surgir ações com novos contatos e isso faz toda diferença”.
Com um público ativo e engajado, o Diretor da Comunie, Glauco Barreira, avalia o sucesso do evento:
“Tivemos um evento promissor e edificante com a participação de um público bastante interessado e participativo, com a oportunidade de esclarecer dúvidas e falar de diversos assuntos. Isso aponta para a necessidade que temos de responder a partir da nossa perspectiva cristã aquilo que vem como demanda de inúmeras ideologias contemporâneas”.
Encerrada a programação da Comunie para o primeiro semestre de 2023, o próximo evento deve seguir com um Culto de Integração Acadêmica no segundo semestre, ainda sem data marcada.
Comments