Aconteceu nesta sexta (31) e sábado (01), a segunda edição do Simpósio Acadêmico Itinerante da Comunhão Universitária Evangélica - Comunie. Com o tema “Sal e Luz - O cristão em uma cultura autoritária”, o evento ocorreu na Faculdade do Maciço do Baturité (FMB), em Baturité, contando com a participação especial do Desembargador aposentado Sebastião Coelho.
Durante a mesa de abertura na sexta-feira, o Diretor da Comunie, Professor Glauco Filho, recepcionou os participantes destacando a atuação dos palestrantes: “Estamos muito satisfeitos em termos conosco professores tão comprometidos com a causa da Comunie. Nesta edição, contamos com a participação especial do Desembargador Sebastião Coelho, que muito nos alegra pelo seu testemunho e nos inspira por sua coragem”.
Também na primeira noite, o Diretor da FMB, Edilson Castro, expressou satisfação em receber o evento na faculdade:
“Para nós é uma honra sediar esse tão grandioso evento, pois acreditamos que é através dessas sementes que vamos ampliar a nossa voz no meio acadêmico”, apontou.
Palestras
Durante os dois dias de programação, os participantes assistiram às mais diversas palestras ligadas ao tema do evento.
Palestrante especial do evento, o Desembargador Sebastião Coelho ministrou fazendo comparativo dos tempos do apóstolo Paulo nas denúncias do abuso de autoridade da época com a atualidade, destacando a importância da consistência na identidade cristã.
Atuação dos cristãos com sua fé na esfera pública foi o foco da palavra do Professor Glauco Filho, destacando que a Igreja é a consciência do Estado.
Já a professora Débora Leite, palestrante da mesa da tarde de sábado, explanou sobre educação em uma cultura autoritária, reforçando a influência da escola e a importância da família e da igreja.
Docente da área de exatas, o professor David Carneiro estreou sua primeira palestra na Comunie explorando na física o conceito de luz, comparando o Sol que ilumina a Lua e esta brilha sob a Terra ao Cristo que ilumina sua Igreja para brilhar em um mundo de trevas.
Por fim, o professor Rui Martinho encerrou o evento com uma explanação sobre “o sal que preserva a verdade”, sintetizando todo o conteúdo ministrado no Simpósio.
Também esteve presente o Presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Ceará, Pr. Francisco Paixão, contando também com a mediação das mesas de discussão pelos professores Ernani Moreira e Thiago Holanda. O evento contou ainda com uma exposição de livros à venda com descontos especiais da Casa da Bíblia, apoiadora do Simpósio.
Experiências
Valéria Pinheiro é contadora e acadêmica em Pedagogia e relata que a mensagem ensinada pelo evento a encorajou a encarar as pessoas do meio universitário de outra forma:
“Convivo com pessoas não cristãs que são bem convictas de suas ideias, então me marcou muito quando a professora Débora nos lembrou que devemos amar essas pessoas”.
Já para o autônomo Willame Galdino, 47, participante do Simpósio da Comunie pela primeira vez, a ocasião foi de muito aprendizado e despertamento:
“Nesse simpósio, aprendemos sobre o que está acontecendo não só na universidade, mas também nas escolas e no mundo. Refletimos que é preciso despertar sobre a importância do cristão ser sal e luz, pois é tempo de mostrar a todos que maior é o que está em nós do que o que está no mundo”, conclui.
Programação
Encerrada a programação da Comunie para o primeiro semestre de 2024, o próximo evento deve seguir com um Culto de Integração Acadêmica no segundo semestre, com data a ser anunciada nas redes sociais da Comunie.
Todos os registros fotográficos do VIII Simpósio Acadêmico evento podem ser conferidos pelos participantes por meio deste link.
Comments