top of page
Buscar
Foto do escritorComunie

Comunie realiza Simpósio com participação do Desembargador Sebastião Coelho 

Atualizado: 4 de jun.



Aconteceu nesta sexta (31) e sábado (01), a segunda edição do Simpósio Acadêmico Itinerante da Comunhão Universitária Evangélica - Comunie. Com o tema “Sal e Luz - O cristão em uma cultura autoritária”, o evento ocorreu na Faculdade do Maciço do Baturité (FMB), em Baturité, contando com a participação especial do Desembargador aposentado Sebastião Coelho.


Durante a mesa de abertura na sexta-feira, o Diretor da Comunie, Professor Glauco Filho, recepcionou os participantes destacando a atuação dos palestrantes: “Estamos muito satisfeitos em termos conosco professores tão comprometidos com a causa da Comunie. Nesta edição, contamos com a participação especial do Desembargador Sebastião Coelho, que muito nos alegra pelo seu testemunho e nos inspira por sua coragem”.



Também na primeira noite, o Diretor da FMB, Edilson Castro, expressou satisfação em receber o evento na faculdade:


“Para nós é uma honra sediar esse tão grandioso evento, pois acreditamos que é através dessas sementes que vamos ampliar a nossa voz no meio acadêmico”, apontou.


Palestras

Durante os dois dias de programação, os participantes assistiram às mais diversas palestras ligadas ao tema do evento.


Palestrante especial do evento, o Desembargador Sebastião Coelho ministrou fazendo comparativo dos tempos do apóstolo Paulo nas denúncias do abuso de autoridade da época com a atualidade, destacando a importância da consistência na identidade cristã.


Atuação dos cristãos com sua fé na esfera pública foi o foco da palavra do Professor Glauco Filho, destacando que a Igreja é a consciência do Estado.


Já a professora Débora Leite, palestrante da mesa da tarde de sábado, explanou sobre educação em uma cultura autoritária, reforçando a influência da escola e a importância da família e da igreja. 


Docente da área de exatas, o professor David Carneiro estreou sua primeira palestra na Comunie explorando na física o conceito de luz, comparando o Sol que ilumina a Lua e esta brilha sob a Terra ao Cristo que ilumina sua Igreja para brilhar em um mundo de trevas.


Por fim, o professor Rui Martinho encerrou o evento com uma explanação sobre “o sal que preserva a verdade”, sintetizando todo o conteúdo ministrado no Simpósio.



Também esteve presente o Presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Ceará, Pr. Francisco Paixão, contando também com a mediação das mesas de discussão pelos professores Ernani Moreira e Thiago Holanda. O evento contou ainda com uma exposição de livros à venda com descontos especiais da Casa da Bíblia, apoiadora do Simpósio.


Experiências 


Valéria Pinheiro é contadora e acadêmica em Pedagogia e relata que a mensagem ensinada pelo evento a encorajou a encarar as pessoas do meio universitário de outra forma:


“Convivo com pessoas não cristãs que são bem convictas de suas ideias, então me marcou muito quando a professora Débora nos lembrou que devemos amar essas pessoas”.


Já para o autônomo Willame Galdino, 47, participante do Simpósio da Comunie pela primeira vez, a ocasião foi de muito aprendizado e despertamento: 


“Nesse simpósio, aprendemos sobre o que está acontecendo não só na universidade, mas também nas escolas e no mundo. Refletimos que é preciso despertar sobre a importância do cristão ser sal e luz, pois é tempo de mostrar a todos que maior é o que está em nós do que o que está no mundo”, conclui.


Programação 

Encerrada a programação da Comunie para o primeiro semestre de 2024, o próximo evento deve seguir com um Culto de Integração Acadêmica no segundo semestre, com data a ser anunciada nas redes sociais da Comunie.


Todos os registros fotográficos do VIII Simpósio Acadêmico evento podem ser conferidos pelos participantes por meio deste link.


125 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page