top of page

BREVE HISTÓRICO

Os grandes eventos do mundo evangélico aconteceram em contexto universitário. A Reforma Luterana foi desenvolvida em grande parte entre professores e alunos da Universidade de Wittenberg. Como resultado da Reforma Suíça e da influência de João Calvino, surgiu a Academia de Genebra. A Universidade de Halle tornou-se o centro de difusão do pietismo alemão, com sua ênfase missionária e trabalho social. O puritanismo inglês surgiu na Universidade de Cambridge, enquanto metodismo surgiu do “Clube Santo” na Universidade de Oxford.

 

Chegou a hora de nós, evangélicos, mostrarmos a fertilidade da cosmovisão cristã para todas as áreas do conhecimento, bem como estarmos preparados para mostrar a razão da esperança que há em nós. Isso, porém, deve ser feito num clima devocional, marcado pela comunhão e pela piedade, pois a nossa cabeça só está pronta quando os nossos joelhos estão curvos e nossos olhos estão úmidos na presença de Deus.

 

Para alcançar os objetivos aqui propostos, iniciamos o projeto de ação: “COMUNHÃO UNIVERSITÁRIA EVANGÉLICA” (COMUNIE). Realizamos dois cultos durante cada semestre letivo com alunos e professores de todas as Faculdades e Universidades de Fortaleza. Nesses cultos, as mensagens focam o o equilíbrio bíblico entre vida cristã e vida acadêmica. Abordamos também temas apologéticos, bem como estimulamos os cristãos a enfrentarem com confiança os desafios do mundo intelectual. O objetivo é pastorear o crente dentro da universidade, contribuindo não apenas para a preservação de sua fé em si, mas também para que ela ganhe ainda mais vitalidade.

 

Essa iniciativa, portanto, é um apoio para as igrejas, pois os pastores saberão que os membros de suas comunidades não estarão desassistidos frente às ideologias anticristãs. Rogamos, assim, as orações, bem como o incentivo dos ministros eclesiásticos, para que os membros universitários de suas igrejas participem. Além dos dois cultos realizados no início e no fim de cada semestre letivo, pretendemos organizar um Encontro Anual de Estudantes e Professores Evangélicos, com várias palestras sobre temas relacionados. Os cultos se realizarão no Auditório da Faculdade 7 de Setembro, mas se destinam aos universitários e professores evangélicos de todas as Faculdades e Cursos.

No primeiro culto, realizado no dia 20 de fevereiro de 2016, estiveram presentes muitos evangélicos de várias Instituições de Ensino Superior (alunos e professores) bem como  pastores. Desde então, já realizamos 16 cultos de integração cristã. A COMUNIE também realizou quatro simpósios. Houve três simpósios acadêmicos da COMUNIE e um simpósio da TDI-BRASIL/COMUNIE. O primeiro simpósio contou com palestras situadas dentro das ciências naturais e humanas, além das ciências da computação. Foi realizado no Centro Universitário 7 de Setembro. No ano seguinte foi realizado um simpósio especial da TDI-Brasil no Nordeste, com o apoio e organização da COMUNIE e do Discovery-Mackenzie. O evento ocorreu na Universidade Federal do Ceará. O II Simpósio da Comunie ocorreu no ano seguinte em parceria com o INTESI (Instituto de Estudos independentes), versando sobre FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E CRISTIANISMO. Um ano depois, foi realizado novamente, no Centro Universitário 7 de Setembro, o III SIMPÓSIO, com o tema PENSAMENTO CRISTÃO E SOCIEDADE: NOVOS DESAFIOS. Em 2019, foi formada a ACADEMIA COMUNIE, composta por professores universitários evangélicos que se comprometeram com o movimento, ficando disponíveis para palestras em igrejas e em eventos universitários em nome da COMUNIE.

De igual modo, estendemos o convite aos estudantes e professores que não professem a fé evangélica, mas desejem participar da celebração e ouvir a Palavra de Deus em todos os cultos de integração cristã que estão por vir!

Rev. Glauco Barreira Magalhães Filho

Graduado em Direito (UFC) e Teologia (UMESP)

Mestre em Direito (UFC) e Doutor em Sociologia (UFC)

Livre Docente em Filosofia do Direito (UVA) e Doutor em Ministério (FTML)

Doutor em Teologia (Faculdade Etnia) e Pós-Graduado em Teologia Histórica e Dogmática (FAERPI)

Depoimentos

bottom of page